A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) foi fundada no dia 07 de março de 1983 em Brasília/DF, com o principal objetivo de defender os interesses das categorias por ela representados, a partir do seu Diploma Legal, devidamente registrada no Ministério do Trabalho e Emprego. Pela especificidade da sua razão social, muitos creditam à FEBRAC apenas a representação da categoria patronal de Asseio e Conservação. O raio de alcance da entidade, porém, tem muito maior amplitude. A Federação tem a representação única e legal dos setores de serviços de Asseio e Conservação, Serviços de Limpeza em Geral de Edifícios, Móveis e Jardins, Limpeza Urbana, Preservação Ambiental, Medições, e os serviços de Hospitalidade terceirizados em geral, incluindo-se todas as atividades descritas na cartilha de orientação ao Tomador de serviços, quais sejam: Porteiros e Vigias em Geral, inclusive de Condomínios e Edifícios; Faxineiros ou Serventes; Limpadores de Caixas D’Água; Trabalhadores Braçais; Agentes de Campo; Ascensoristas; Copeiros; Capineiros; Dedetizadores; Limpadores de Vidros; Manobristas; Garagistas; Operadores de Carga; Auxiliares de Jardinagem; Contínuos ou Office-Boys; Faxineiros de Limpeza Técnica Industrial; Recepcionistas ou Atendentes e outros Serviços terceirizados similares.

Portanto, é função basilar da FEBRAC cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas, assumindo inclusive a condição de seu único interlocutor, conforme preceitua a legislação sindical brasileira.

Para consolidar sua representatividade, a FEBRAC, além de cumprir a hierarquia sindical, atua também como parceira de outras entidades de classe do país, a exemplo das coirmãs Federações Nacionais, Associações de Classe Nacional e Internacional, Federações Internacionais, exercendo importante papel em defesa das categorias envolvidas.

Ainda dentro do conceito da representatividade a FEBRAC ocupa cargos importantes na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC), entre outras participações de igual relevância. Os Sindicatos - hoje presentes em todos os Estados do Brasil – formam a base de sustentação da FEBRAC. É a partir dessas entidades locais que a instituição Nacional se fortalece. Das bases sindicais surgem lideranças autênticas para congregar os empresários comprometidos com o futuro da atividade e para defender a Federação.

 

Clique aqui e faça o download do Estatuto da Febrac.