Abertura do Eneac 2016


Dando continuidade a comemoração aos 35 anos de fundação da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), hoje contaremos um pouco da história do maior evento do segmento no país: o Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac).

A união sindical do setor de Asseio e Conservação em prol da consolidação de uma entidade representativa ensejou que fossem realizados uma série de eventos com foco na profissionalização, entre o qual destaca-se o Eneac, promovido pela Febrac.

O primeiro Encontro foi realizado em Alagoas, em novembro de 1982, antes mesmo, portanto, da fundação oficial da Febrac. Um ano depois, no Rio Grande do Sul, o Eneac ocorreu com um significado especial, porque foi o primeiro após a posse da primeira diretoria da Federação.

O próximo Eneac aconteceu em junho de 1984 na capital do Pará, Belém. Em seguida, o palco deste grande evento foi o Rio de Janeiro, em novembro de 1985, dividido em dois locais: o Hotel Glória, na capital, e o Club Med, em Angra dos Reis. Em novembro de 1986, aconteceu a VII edição no Hotel Hilton, em São Paulo/SP.

Nos dois anos seguintes, o Eneac passou a ser realizado duas vezes ao ano: 1988 – Ceará (Janeiro) e Goiás (Agosto); 1989 – Alagoas (Março) e Rio Grande do Sul (Setembro). No entanto, na década de 90, voltou-se a ser um evento anual: 1990 – Rio de Janeiro (Novembro); 1991 – Sergipe (Março); 1992 – Bahia (Abril); 1993 – Ceará (Agosto); 1994 – Pará (Setembro). No entanto, o próximo Encontro foi promovido em 1997, quase três anos depois, em Aracaju/SE, entre os dias 9 e 12 de outubro, no hotel Parque dos Coqueiros.

Laércio Oliveira, então presidente do Seac-SE, idealizou e promoveu o novo projeto do Eneac, ampliou a participação dos empresários e autoridades nacionais, bem como, trouxe maior visibilidade para a Febrac e os Sindicatos Associados. Ele conta que “até 2001, poucos eram os participantes do evento, e que a partir de 2002 (Porto Seguro/BA), o evento deu um salto e reuniu 276 pessoas”. 2004 (Porto de Galinhas/PE) foram 413, 2006 (Rio de Janeiro/RJ), 450 e 550 em 2008, em Santa Catarina, com a presença de 26 Estados brasileiros, em seguida foi à vez de Natal/RN que reuniu 650 participantes em 2010.

O 23º Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação foi realizado em 2012, na capital paranaense, Curitiba, e ocorreu integrado ao 19º Congresso Internacional da World Federation of Bulding Service Contractors (WFBSC) e a 22ª Higiexpo - Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação. O megaevento reuniu 878 participantes, vindos de 20 países.

A edição de 2014 foi realizada em Campos do Jordão/SP e reuniu 692 empresários de todo o Brasil, interessados no aprimoramento, qualificação profissional e oportunidade de fazer grandes negócios. E a última edição, ocorreu no período de 21 a 25 de setembro de 2016, em Salvador/BA, e levou à capital baiana congressistas vindos de todo o país.

“O Eneac reúne empresários em um ambiente propício para que possam trocar ideias e conhecimento de maneira a fortalecer as perspectivas de negócios. Ademais, é uma oportunidade para aprofundar os nossos laços de amizade construídos ao longo de todas as edições do Eneac”, afirmou o presidente da Febrac, Edgar Segato Neto.

Desde 1982 até hoje, foram realizados cerca de vinte e cinco Eneac´s, e reuniu empresários vindos de várias partes do país e do mundo para discutirem assuntos afetos ao setor de Asseio e Conservação. A próxima edição do Eneac será realizada no período de 16 a 20 de maio de 2018, em Foz do Iguaçu/PR.

Sem dúvida este é o maior evento do segmento de asseio e conservação no país, em que os convidados terão palestras de extrema relevância para o segmento.

Premiação
Um dos pontos altos do Eneac é a entrega do “Prêmio Mérito em Serviços” as empresas prestadoras de serviços de asseio, conservação e de limpeza ambiental ou pública. Instituída pela Febrac em 2002, a premiação é um reconhecimento às empresas com mais de 10 anos de atividade.

A cada edição o número de empresas agraciadas aumenta e o setor melhora em qualidade e solidez. O prêmio é entregue em uma cerimônia digna e condizente com a importância e o respeito do setor.

Para receber o prêmio, a empresa deve-se atender aos requisitos do regulamento e precisa ter a inscrição homologada, até o dia 29 de março, em uma das seguintes categorias:
Categoria Bronze: empresas entre 10 e 20 anos de fundação
Categoria Prata: empresas entre 20 e 30 anos de fundação
Categoria Ouro: empresas entre 30 e 40 anos de fundação
Categoria Platina: empresas entre 40 e 50 anos de fundação
Categoria Diamante: empresas com mais de 50 anos de fundação.

Para mais informações acesse o site www.eneac.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FEBRAC
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar