Limpeza e sustentabilidade

Por Ricardo Garcia - presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) e diretor da World Federation of Building Service Contractors (WFBSC)

A World Federation of Building Service Contractors (WFBSC) elegeu sua nova diretoria, durante o Congresso Mundial em Nova York, realizado entre 6 e 9 de abril, e novamente conta com representante do Brasil. Órgão que apoia pesquisas como a ‘Cleaning for Health’, ou ‘Limpeza pela saúde’, o WFBSC tem demonstrado grande preocupação com a responsabilidade ambiental das empresas nos últimos anos. Por isto, a participação de entidades brasileiras com o mesmo foco é considerada um grande avanço para o mercado.

A Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) representa o país na WFBSC e ratifica a preocupação com questões ambientais, característica que vem se tornando uma marca da instituição. Ou melhor, um compromisso, já que a atividade de limpeza, asseio e conservação está intrinsecamente ligada à preservação do meio ambiente.

Em 2013, a Febrac criou, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, o ‘Manual Febrac de Sustentabilidade’. O guia traz 32 páginas com orientações para o uso correto de equipamentos e acessórios descartáveis ecoeficientes, redução do uso de produtos derivados do petróleo e coleta seletiva de lixo, entre outros temas. São orientações imprescindíveis para que as empresas não poluam o meio ambiente. Tóxicos ou não, lixos e resíduos apresentam potencial de grandes impactos.

O manual foi resultado de acordo firmado com o Ministério do Meio Ambiente, através do projeto ‘Brasil sustentável — o caminho para todos’. A parceria incluiu a assinatura da ‘Carta de Intenções de Adesão ao Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável’, no qual há recomendação de medidas de processos sustentáveis em toda a cadeia de produção, do consumo ao descarte.

A limpeza deve ser encarada como forte aliada da saúde pública. Esta é a bandeira do projeto ‘Cleaning for Health’. O recolhimento e tratamento do lixo são essenciais para que o planeta suporte seu próprio crescimento econômico. Se, em um passado bem recente, a responsabilidade ambiental era vista como uma obrigação, hoje, este compromisso deve encarado como qualidade de vida e oportunidade.

Assessoria de Comunicação da Febrac
Telefone: (61) 3327-6390