Contratar pessoas com deficiência é desafio para setor de serviços

IBGE revela que mais da metade da população com algum tipo de deficiência está fora do mercado de trabalho. Durante a Ação Nacional - Limpeza Ambiental, a Febrac em parceria com os sindicatos associados realizou recrutamento para contratação de pessoas com deficiência.

Passadas mais de duas décadas, muitas organizações ainda tem dificuldades em cumprir a Lei Federal 8.213/91 conhecida também como Lei de Cotas, que estabelece a empresas com 100 ou mais funcionários de incluir de 2 a 5% de pessoas com deficiência no seu quadro de efetivos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 46 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, o que corresponde a 24% da população.

O estudo revela ainda, que mais da metade da população que declara possuir algum tipo de deficiência, estão desocupados ou fora do mercado de trabalho. Apesar do número, a inclusão de pessoas com deficiência é considerado um desafio para as empresas.

Um dos fatores que compromete a contratação de pessoas com deficiência são os obstáculos que o candidato tem que superar para chegar ao local de trabalho. “A dificuldade do acesso pelo transporte público ou pelas vias públicas com calçadas sem rampas, em má estado de conservação e a ausência de semáforos para deficientes visuais são alguns exemplos que fazem com que o candidato não tenha interesse nas vagas”, afirma Edgar Segato Neto, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviço e Conservação (Febrac).

Ainda segundo o presidente da Febrac, a área de serviços tem dificuldades de contratação porque o setor não é atrativo. “O trabalho não sendo atraente, muitas pessoas com deficiência preferem continuar recebendo o auxílio da Previdência”, destaca

Recrutamento

Durante a Ação Nacional Febrac - Limpeza Ambiental, realizada no dia 20 de setembro em várias regiões do país, a Febrac em parceria com os sindicatos associados realizou recrutamento para contratação de pessoas com deficiência. Apesar do esforço de empresários do setor não houve interesse dos candidatos pelas funções ofertadas.

Sobre a Febrac - A Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental, Febrac é uma entidade criada para representar os interesses do dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Com sede em Brasília, a Federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Fe