Setor de asseio e conservação cresce cerca de 10% ao ano

Com cargos que vão muito além dos trabalhos em limpeza e que exigem diferentes níveis de escolaridade, o setor emprega, formalmente, cerca de 1,6 milhões de trabalhadores

Brasília, 25 de maio de 2015 – Recepcionistas, telefonistas, digitadores, porteiros, vigias, serventes e auxiliar de serviços gerais são apenas algumas das profissões que o segmento de asseio e conservação acolhe.

De acordo com a pesquisa “A Força do Setor”, de autoria da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Asseio e Conservação (Febrac), desde 2006, a perspectiva de crescimento do setor é de aproximadamente 10% ao ano.

“Com a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016 e a regulamentação da terceirização, esperamos que o avanço seja ainda maior”, destaca Edgar Segato Neto, presidente da Febrac.

Segundo a pesquisa da Febrac, o segmento possui, cerca de 13 mil empresas. Desse número, cerca de 600 empresas são responsáveis por mais de 60% dos trabalhadores empregados.

A valorização que estes profissionais recebem são a base para o fortalecimento do setor. “O segmento oferece uniforme, alimentação, creche para os filhos, apoio psicológico, jurídico, entre outros benefícios”, ressalta Neto.

Outro dado importante, é o investimento de mais de R$ 110 milhões em treinamento para os funcionários. “Apostamos na capacitação dos profissionais para aprimorar a mão de obra e garantir a estabilidade dos profissionais no mercado de trabalho”, afirma o presidente da Febrac.

Abrangência do setor
Além das recepcionistas, porteiros e serventes de limpeza, o segmento abrange também cargos como limpadores de caixas d’água, trabalhadores braçais, ascensoristas, copeiros, capineiros, dedetizadores, limpadores de vidros, manobristas, garagistas, operadores de carga, auxiliares de jardinagem, office-boys e faxineiros de limpeza técnica industrial.

Mulheres
O segmento é o maior contratante de mão de obra feminina. O número de mulheres empregadas chega a quase 70%. “Nós valorizamos essas guerreiras que, apesar de terem baixa escolaridade, merecem ser reconhecidas pelo trabalho e pela garra que possuem ao também cuidar da casa e dos filhos”.

Números do setor
As regiões Sul e Sudeste concentram, juntas, 72% das empresas do setor e a região Nordeste representa o terceiro maior número. No Centro-Oeste, o Distrito Federal concentra a maior parte das empresas principalmente por conta dos serviços demandados pelo Governo Federal.

Somados o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e os impostos trabalhistas como FGTS, INSS e Sistema S o segmento contribui com mais de 30% do seu faturamento bruto para os cofres públicos.

Resumo
- O segmento de asseio e conservação possui, aproximadamente, 14 mil empresas;
- As regiões Sul e Sudeste concentram, juntas, 72% das companhias;
- No setor, o número de mulheres empregadas chega a 70%;
- O investimento em treinamento para os funcionários é de mais de R$ 110 milhões ao ano;
- O setor de serviços, no qual o segmento de asseio e conservação faz parte, é responsável por cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do país;
- Mais de 30% do faturamento bruto das empresas é pago em impostos;

Sobre a Febrac - A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), é uma entidade criada para representar os interesses do dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Com sede em Brasília, a Federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.

Contatos: Caroline Esser (61 8232-0734) / Flávio Resende (61 9216-9188)