Brasília: 56 anos de oportunidades e de esperança

Edgar Segato Neto*

Há 56 anos, Brasília surgiu de um sonho – o de construir uma terra de oportunidades e de esperança para os brasileiros. Os candangos que aqui chegaram para edificar a nova capital do país, também traziam consigo o desafio de construir suas novas histórias de vida. A cada dia, Brasília era erguida com cimento e tijolos, mas também com a esperança em dias melhores.

Ao longo dos anos, a poeira ocre que dominava chão e ar da cidade foi dando lugar ao verde e ao asfalto amplo que a tornava mais agradável. Brasília foi crescendo, construindo suas gerações de brasilienses – hoje, filhos e netos de brasileiros que viram grandeza e futuro na planície do Cerrado.

A nossa capital é uma cidade jovem e que, por isso, continua em construção. É possível perceber que Brasília abriga uma nova geração que começa a discutir temas tão cruciais para o desenvolvimento das cidades, como a sustentabilidade e a mobilidade urbana.

Brasilienses e brasileiros de outras cidades tratam tempo e espaço de uma forma diferente: querem uma cidade mais verde, mais inclusiva, mais preocupada em viabilizar espaços para que as pessoas se relacionem de forma mais orgânica, como em outras cidades; e, sobretudo, querem uma cidade mais honesta.

A capital sempre foi palco da esperança de tantos brasileiros que para cá se mudam e constroem suas histórias de vida, todos os dias. Brasília é mais do que os traços desenhados pelo imaginário brasileiro. É uma terra que vem sendo edificada, diariamente, com a paciência e o suor de seus residentes. Foi assim em 1960 e é até hoje.

Todo morador de Brasília tem conexão com alguma parte do país. A cidade encara o exercício diário do respeito as diferentes culturas, opiniões e gostos. Brasília é uma cidade que tem sua história costurada com retalhos de memórias que ultrapassam os seus 56 anos.

Por sua importância em nossa história e por essa gente que ajuda a construir o futuro do nosso país, parabenizo Brasília pela nova idade. Que a nossa capital continue sendo palco da esperança de um futuro melhor para todos nós, brasileiros.

*Edgar Segato Neto é presidente da Febrac - Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação

Sobre a Febrac - A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) é uma entidade criada para representar os interesses do dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Com sede em Brasília, a Federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.

Contatos: Kadydja Albuquerque (61 8277 8382) / Flávio Resende (61 9216-9188)