DESEMPREGO NO SETOR DE SERVIÇOS

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Caros,

Bom dia! Neste Dia do Trabalho, 10,4 milhões de pessoas não tem o que comemorar.

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em fevereiro deste ano foi estimada em 10,2% para a totalidade do país, de acordo com dados do IBGE.

Um dos últimos pilares de resistência à crise, o setor de serviços administrativos e complementares (que inclui atividades de limpeza, vigilância, recepção, telemarketing, cobrança e auxiliar administrativa) começou a demitir no fim de 2015 diante da escolha de empresas contratantes em reduzir a demanda por esse tipo de atividade.

O segmento está mandando para a fila do desemprego pessoas com menor qualificação e remuneração, que podem encontrar dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho.

O setor de serviços administrativos e complementares mergulhou em uma trajetória negativa em julho do ano passado, quando o volume encolheu 2,8% em relação a igual mês de 2014. Desde então, o ritmo de queda só se intensificou.

Segundo dados da consultoria Markit, a atividade do setor de serviços do Brasil continuou a diminuir em março. O PMI saiu de 36,9 em fevereiro, mínima de nove anos, para 38,6 no mês passado, segundo pior resultado da série.

Destra forma, a Febrac – Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Asseio e Conservação – propõe uma pauta, neste Dia do Trabalho, sobre o desemprego no setor de Serviços. A instituição se propõe a esclarecer sobre os principais entraves para a empregabilidade no setor de Asseio e Conservação, como a crise econômica e o encerramento dos contratos, a alta carga tributária, a inadimplência do principal empregador – o poder público, e uma legislação que dificulta a contratação de mão-de-obra.

Obrigada!

Sobre a Febrac - A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação, Febrac, é uma entidade criada para representar os interesses do dos setores de serviços de Asseio e Conservação. Com sede em Brasília, a Federação agrega sindicatos nas 27 unidades federativas do país e ocupa cargos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos Conselhos Nacionais do SESC e do SENAC, na Central Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (CEBRASSE), na Câmara Brasileira de Serviços Terceirizáveis e na World Federation of Building Service Contractors (WFBSC). A Febrac tem como objetivo cuidar, organizar, defender e zelar pela organização das atividades por ela representadas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – FEBRAC
Proativa Comunicação
Tel.: (61) 3242-9058
Contatos: Kadydja Albuquerque (61 8277-8382) / Flávio Resende (61 9216-9188)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: ProativaC


Todos os direitos reservados a FEBRAC