Clipping Diário Febrac – 16 de maio de 2023

16 de maio de 2023
Por: rogerios

Serviços crescem 0,9% de fevereiro para março, revela pesquisa do IBGE

O volume de serviços no país cresceu 0,9% na passagem de fevereiro para março deste ano. É a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia crescido 0,7% de janeiro para fevereiro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor também apresentou crescimentos de 6,3% na comparação com março, 5,8% no acumulado do ano e 7,4% no acumulado de 12 meses.

A expansão de 0,9% foi puxada por altas em três das cinco atividades pesquisadas pelo IBGE: transportes, serviços auxiliares ao transporte e correios (3,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (2,6%) e informação e comunicação (0,2%).

Ao mesmo tempo, tiveram queda os serviços prestados às famílias (-1,7%) e outros serviços (-0,6%).

 

Leia a matéria completa

 

 

 

 

Nacional

Juros altos impactam micro e pequenas empresas

Com a taxa básica da economia (Selic) estacionada em 13,75%, desde agosto de 2022, e o crédito escasso, as micro e pequenas indústrias brasileiras estão cada vez mais endividadas. De acordo com um levantamento nacional encomendado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi) 76% das empresas reclamam que estão sendo prejudicadas pelas taxas de juros e, em média, 26% estão com uma ou várias despesas atrasadas.

 

Índice identifica redução da confiança empresarial dos executivos no primeiro semestre de 2023

O nível de confiança do empresário brasileiro, de empresas de médio porte, no desempenho de seus negócios teve uma redução considerável em comparação ao segundo semestre de 2022. Isso é o que diz a terceira edição do Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®), um indicador criado pela Fundação Dom Cabral para analisar o cenário das empresas de médio porte no Brasil, ajudando-as a adotar estratégias que influenciam diretamente na performance do negócio.

 

Pedidos de recuperação judicial crescem 43,1% em abril, revela Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Recuperação Judicial e Falências da Serasa Experian, foram registrados em abril 93 pedidos de recuperação judicial no Brasil. Em comparação com o mesmo mês de 2022 houve um aumento de 43,1%. As micro e pequenas empresas lideraram as requisições, com 64 pedidos, à frente dos médios negócios (18) e dos grandes (11). No no mesmo mês do ano anterior, os MPEs tinham 35 solicitações, seguidos pelas companhias de porte médio (19) e grande (11).

 

 

Reforma Tributária

Appy sobre reforma: “Ideal seria uma alíquota, mas será preciso fazer concessão”

O secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, afirmou nesta segunda-feira (15/5) que o ideal para a proposta, que tramita no Congresso, seria a implementação de uma única alíquota para bens e serviços, mas sabe que as negociações devem envolver concessões.

 

Condição fiscal do País não permite reduzir carga tributária, diz secretário da Fazenda

A reforma tributária planejada pelo governo deve manter a atual carga de impostos atual inalterada, dada a necessidade do governo de sustentar o nível corrente de receita, afirmou o secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. “Um dos pressupostos da reforma tributária é manter a carga tributária. Ela não vai elevar de jeito nenhum a carga, mas nesse momento a condição fiscal do País não nos permite reduzir a carga tributária”, afirmou, em entrevista à GloboNews.

 

Lira espera a votação das novas regras fiscais e da reforma tributária neste semestre

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em entrevista na segunda-feira (15), ao programa do empresário Abilio Diniz, na CNN Brasil, que as votações do novo regime fiscal (PLP 93/23) e da reforma tributária (PECs 45/19 e 110/19) serão as principais do Plenário neste primeiro semestre.

 

 

 

Trabalhista e Previdenciário

Mãe de bebê prematuro recebe indenização por falta de prorrogação da licença

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) condenou a Prontoclínica da Criança Ltda. a pagar indenização por dano moral à empregada que deu à luz a uma criança prematura extrema.

 

Vale-alimentação e vale-refeição: confira as mudanças aprovadas pelo governo que já estão em vigor

O vale-alimentação e o vale-refeição, benefícios trabalhistas previstos para algumas categorias e visto como diferenciais para outras, passou por novas mudanças que já estão em vigor, de acordo com o decreto 10.854/21.

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade