Clipping Diário Nº 4134 – 23 de maio de 2022

23 de maio de 2022
Por: Vânia Rios

Com elevação da taxa de juros, economista-chefe da CNC propõe estratégias para que empresários driblem dificuldade de caixa

 

Com a taxa de juros muito alta e subindo, é fundamental que as empresas se antecipem e renegociem suas dívidas, em especial aquelas com taxas pós-fixadas, segundo a avaliação do chefe da Divisão de Economia e Inovação (Dein) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Guilherme Mercês. Em reunião da Diretoria da entidade, o economista fez uma apresentação do cenário econômico e de inovação no Brasil e no mundo, destacando os possíveis impactos da alta da inflação e dos juros sobre as empresas dos setores de comércio, serviços e turismo.

De acordo com o chefe da Dein, dependendo do ritmo do Banco Central americano, o Brasil pode se ver obrigado a ter uma alta de juros mais forte. Ele também projetou que a inflação, muito resistente, não deve chegar a um valor abaixo de 7%, um ponto de atenção para o empresariado. “Quando o preço dos insumos está em alta, o grande desafio das empresas é crescer mais do que a inflação, ou seja, manter o crescimento real da receita. Para isso, os empresários têm de estar muito atentos aos reajustes de fornecedores e de mão de obra”, aconselhou.

Mercês observou que as negociações serão a chave para a manutenção das margens de lucro, pois a alta da inflação e dos juros pode corroer parte do ganho de receita. Nesse cenário, o planejamento tributário ganha ainda mais relevância. “Grande parte das empresas paga mais impostos do que poderia. Rever a estratégia tributária é sempre pertinente, e acho que é um caminho que todas as empresas deveriam seguir neste momento difícil”, afirmou.

Fonte: CNC

 

 

   

Febrac Alerta

 

Pacheco admite revisão de reforma trabalhista, mas diz ser contra revogação

“Acho que houve evolução com a reforma trabalhista, nós não podemos retroceder em relação a ela, o que não significa que não possa haver alguma revisão”, disse o presidente do Legislativo. “Revogá-la neste momento seria um sinal muito ruim”.

 

 

Nacional

Relatora descarta aumento e manterá salário mínimo em R$ 1.212 para este ano

Relatora da medida provisória (MP) que fixou o salário mínimo em R$ 1.212 este ano, a deputada Greyce Elias (Avante-MG) descarta a possibilidade de aumento do valor para 2022.

 

Promessas econômicas ficam no papel e ‘empacam’ em ano eleitoral

A preocupação do governo com a lei eleitoral tem travado medidas na área econômica no momento em que elas poderiam ajudar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida pelo Palácio do Planalto. As medidas foram desenhadas para dar alívio tributário a pessoas físicas e empresas, facilitar o acesso a crédito e até atrair capital estrangeiro ao país. Com as incertezas sobre possíveis infrações à legislação neste ano, as iniciativas têm sido analisadas com mais cautela – e, como consequência, parte já foi descartada.

 

Legislativo não está preocupado em votar reforma tributária, diz Zema

Em evento realizado pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) nesta sexta-feira (20), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), criticou o Poder Legislativo e afirmou que o Congresso “está preocupado em votar fundão eleitoral“, e “não em votar reforma tributária, que tem impacto positivo” para o país.

Proposições Legislativas

CAS vai debater aumento da correção monetária de dívidas trabalhistas

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado vai promover audiência pública na próxima quinta-feira (26), a partir das 10h30, para debater o projeto de lei que muda o índice de correção monetária de débitos trabalhistas (PLS 396/2018). Se aprovado, ele vai permitir uma correção maior.

 

 

  

Jurídico e Tributário

Imóvel de empresa usado como moradia e dado como caução é impenhorável

Se a lei tem por escopo de conferir ampla proteção ao direito de moradia, o fato de um imóvel usado como moradia familiar ser objeto de caução em contrato de locação comercial não afasta sua impenhorabilidade somente porque pertence a uma pequena sociedade empresária.

 

Parlamentares buscam alternativa para corrigir tabela do Imposto de Renda

A equipe econômica avalia que não seria mais possível corrigir a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) neste ano, mas aliados do presidente Jair Bolsonaro querem manter a medida no projeto de uma reforma tributária “enxuta” que poderá ser votado pelo Congresso.

 

Paulo Guedes quer ‘DigiTax’: um imposto para as transações em criptomoedas

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, não desistiu da proposta de criar um imposto sobre as transações digitais e voltou a falar sobre a criação de um novo imposto no Brasil, durante o evento “Perspectivas Econômicas do Brasil”, promovido pela Arko Advice.

 

 

 

 Trabalhistas e Previdenciários

 

Comissão discute acessibilidade nos programas de aprendizagem

A Comissão Especial destinada a analisar o Projeto de Lei 6461/19, que institui o Estatuto do Aprendiz, realiza nova audiência pública na próxima terça-feira (24) desta vez para discutir a inclusão e a acessibilidade nos programas de aprendizagem. O debate foi sugerido pelo relator do projeto, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP).

 

Empresa é condenada a pagar dano moral por induzir empregados a votarem em candidato de seu interesse nas eleições presidenciais

A 4ª Turma do TRT da 2ª Região condenou a Havan a pagar indenização por dano moral a uma auxiliar de vendas em virtude de coações realizadas pelo dono da empresa induzindo funcionários a votarem no candidato apoiado por ele nas eleições presidenciais de 2018. Os constrangimentos eram realizados por meio de “lives” durante reuniões e de ordens internas de comunicação. Além disso,  vinculavam os empregos ao resultado da eleição.

 

 

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade