Clipping Diário Nº 4158 – 1º de julho de 2022

1 de julho de 2022
Por: Vânia Rios

 

Setor de serviços avança e ajuda a reduzir o desemprego no país

 

Com forte avanço da atividade no setor de serviços, a taxa de desemprego recuou para 9,8% no trimestre encerrado em maio — a mais baixa para esse período desde 2015, quando foi de 8,3%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 4,9 pontos percentuais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o número de pessoas ocupadas chegou a 97,5 milhões, o maior da série histórica, iniciada em 2012, com alta de 10,6% em relação ao mesmo trimestre de 2021. “Isso equivale a um aumento de 2,3 milhão de pessoas no trimestre e de 9,4 milhões de ocupados no ano”, destacou o IBGE. Apesar da melhora, o país ainda contabiliza um número elevado de desempregados: 10,6 milhões de pessoas à procura de uma vaga.

A recuperação do setor de serviços, depois da forte crise de 2020, foi a principal responsável pela melhora do mercado de trabalho. O aumento da vacinação e a diminuição das restrições de circulação de pessoas permitiram que setores como hotéis e restaurantes, entre outros, voltassem a crescer e a contratar trabalhadores. “Trata-se de um processo de recuperação das perdas que ocorreram em 2020, que começou em 2021 e continua neste ano”, disse Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa.

O economista-chefe da Terra Investimentos, João Maurício Lemos Rosal disse que o ritmo da criação de vagas surpreendeu. “A combinação de alta da participação, aumento do emprego e queda do número de desempregados continua sinalizando uma vigorosa recuperação do mercado de trabalho”, afirmou.

Clique aqui e leia a matéria completa

 

 

  

Febrac Alerta

O STF decidiu que é obrigatória negociação coletiva para dispensa em massa

O julgamento se refere ao caso Embraer, que em 2009 realizou a demissão de 4.200 trabalhadores, sem, antes, entabular negociação coletiva com os sindicatos dos respectivos empregados, os quais acionaram a Justiça do Trabalho e o TST (Tribunal Superior do Trabalho), que decidiram pela obrigatoriedade de uma negociação coletiva prévia da empresa com as categorias, antes do desligamento dos trabalhadores.

 

 

Nacional

Liberado o sistema Compartilha para futura adesão ao Pronampe

Para obter o empréstimo do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE), micro e pequenas empresas deverão compartilhar seus dados de faturamento com uma das instituições financeiras já integradas ao sistema Compartilha, da Receita Federal.

 

Risco Brasil chega a nível mais alto desde maio de 2020, aponta consultoria

O chamado risco Brasil, que mede a capacidade do país pagar suas dívidas, retornou ao patamar dos 300 pontos na terça-feira (28) pela primeira vez desde os primeiros meses da pandemia de Covid-19, em 2020.

 

De olho no voto útil, Lula retoma pontes com empresários e empodera ‘guru’ econômico

Empenhado em reconstruir pontes com o empresariado e atuar na contenção dos danos que a desconfiança sobre a formulação econômica vem impondo à sua candidatura, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobra de seus auxiliares uma agenda permanente com representantes do PIB e do mercado.

 

PIB deve crescer 1,8% este ano, prevê Ipea

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deverá atingir crescimento de 1,8% este ano, chegando a 1,3% de crescimento em 2023. A estimativa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou, nesta quinta-feira (30), a Visão Geral da Conjuntura, análise trimestral da economia brasileira.

 

 

  

Trabalhistas e Previdenciários

Trabalhadora consegue na Justiça rescisão indireta de contrato após assédio sexual do chefe

Uma funcionária de uma concessionária de veículos da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, conseguiu na Justiça que seu contrato de trabalho fosse rescindido de maneira indireta, após ela ter sido assediada sexualmente pelo chefe.

 

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade