Clipping Diário Nº 4181 – 05 de agosto de 2022

5 de agosto de 2022
Por: Vânia Rios

CNC diz que reformas são essenciais para permitir a geração de empregos

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, afirmou, no Correio Talks, que as reformas tributária e administrativa são essenciais para permitir a geração de empregos e o aumento da renda no país. Em um vídeo produzido especialmente para o encontro, Tedros mencionou as principais reivindicações do setor.

“O momento atual não reúne as condições mais favoráveis para o consumo, como inflação, juros em alta e queda de mais de 6% no rendimento do trabalho frente o ao mesmo período do ano passado”, observou Tadros. “Mas a agenda do varejo e do turismo segue avançando e já alcançou o patamar pré-pandemia”, salientou.

Tadros ressaltou a importância de iniciativas — como o seminário promovido pelo Correio — para fortalecer o comércio e o turismo nesse momento de recuperação.

Tadros lembrou, ainda, da necessidade de se buscar um ambiente de negócios mais favorável para o setor. Para isso, citou o documento, elaborado pela CNC, com diversas recomendações referentes ao comércio de bens, serviços e turismo. Intitulada Agenda Institucional do Sistema Comércio, a publicação foi entregue em mãos aos candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro (PL), Simone Tebet (MDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O documento de 69 páginas repassado aos presidenciáveis é chamado “Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo”. De acordo com a CNC, pelo menos duas mil pessoas se envolveram na elaboração das propostas para fomentar o setor.

A publicação dá ênfase ao “livre mercado” e à função social das empresas. Entre seus pontos principais, defende a redução da carga tributária, a manutenção da isenção na distribuição de lucros e dividendos e a não cobrança de impostos sobre grandes fortunas ou sobre movimentação financeira.

Em outras frentes, o documento aponta a necessidade de desburocratização do estado e da legislação. Também busca a flexibilização da legislação trabalhista, dando toda ênfase para o negociado sobre o legislado, abrindo um exceção apenas no caso da cobrança do imposto sindical, que julga importante para a representação das entidades sindicais, como a própria CNC.

 Fonte: Correio Braziliense

 

 

Febrac Alerta

Projeto estabelece piso salarial para trabalhadores da limpeza urbana

Um projeto de lei apresentado no Senado prevê um piso salarial de R$ 1.850 mensais para os trabalhadores da limpeza urbana. Esse projeto (PL 3.253/2019) foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e aguarda análise na Câmara dos Deputados.

 

 

  

 

Nacional

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no 1º semestre, diz Sebrae

As micro e pequenas empresas (MPE) puxaram a criação de empregos formais no primeiro semestre. Dos cerca de 1,33 milhão de postos de trabalho formais criados no Brasil de janeiro a junho, 961,2 mil, o equivalente a 72,1% do total, originaram-se em pequenos negócios.

 

União Brasil define ex-secretário da Receita Federal como candidato a vice-presidente

O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, informou à CNN Brasil que o ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra foi escolhido para ser candidato a vice-presidente na chapa da senadora Soraya Thronicke (MS).

 

Após convenções, Lula fecha com oito partidos; Bolsonaro reúne três siglas

A representatividade de partidos em uma aliança é importante porque se traduz em maior tempo de propaganda no rádio e na TV e mais fundo eleitoral à disposição do candidato

 

As propostas de Ciro Gomes e Simone Tebet para resgatar o equilíbrio fiscal no Brasil

Retomar o equilíbrio fiscal é prioridade em todos os programas de governo até agora apresentados na disputa pela Presidência da República nas eleições de outubro. Mas as estratégias para tentar alcançar este feito variam.

 

 

  

Trabalhista e Previdenciário

TST manda banco pagar salário de aprendizes conforme piso da categoria

De acordo com a Orientação Jurisprudencial 26 da Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho, “os empregados menores não podem ser discriminados em cláusula que fixa salário mínimo profissional para a categoria”.

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade