Clipping Diário Nº 4193 – 24 de agosto de 2022

24 de agosto de 2022
Por: Vânia Rios

No 1º ano de pandemia, serviços perderam 14,5 mil empresas e 313 mil empregos

O primeiro ano da pandemia de covid-19 resultou no fechamento de 14.544 empresas prestadoras de serviços não financeiros no País, acompanhado de uma extinção de 313.383 postos de trabalho. Os dados são da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) de 2020, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 24.

O número de empresas encolheu 1,1% em relação a 2019, enquanto o pessoal ocupado recuou 2,4%. No entanto, os impactos foram mais drásticos nas atividades que prestam serviços presenciais. Nos serviços prestados às famílias, 59.835 empresas fecharam as portas e 467.882 pessoas perderam o trabalho. O segmento inclui os serviços de alojamento, alimentação, atividades recreativas e culturais, serviços pessoais e ensino continuado.

“A atividade de serviços é muito heterogênea. Então elas se adequaram muito individualmente ao cenário de pandemia”, explicou Marcelo Miranda Freire de Melo, técnico da pesquisa do IBGE. “As atividades que não tinham necessidade presencial, que podiam ter home office ou teletrabalho, não tiveram tanto impacto”, justificou.

Lei a matéria completa

 

  

Febrac Alerta

TST: Não recolhimento do FGTS é falta grave e enseja rescisão indireta

O TRT da 2ª região, ao julgar recurso interposto pelo trabalhador, manteve a sentença que julgou improcedente o pedido de rescisão indireta do contrato de emprego por falta de recolhimento do FGTS.

 

  

 

Nacional

CNC aponta os maiores desafios da representação sindical empresarial

Os desafios políticos e econômicos que afetam o comércio – reformas tributária e administrativa, possibilidade de revisão da reforma trabalhista, incertezas econômicas e insegurança jurídica no âmbito empresarial, entre outros – e o papel desempenhado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na defesa do empresariado e no fortalecimento das entidades de representação foram discutidos nesta quinta-feira (18), no segundo dia do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Brasília (DF).

 

Caixa lança linha de crédito para MEI, pequenas e médias empresas

A Caixa anunciou nesta terça-feira (23) que oferecerá aos microempreendedores individuais, pequenas e médias empresas a linha de crédito GiroCaixa, com garantia do FGI, fundo gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Lucro das empresas de capital aberto na Bolsa cai 44,5% no 2º trimestre

O lucro das empresas de capital aberto na Bolsa de Valores registrou uma queda de 44,5% no segundo trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021, passando de R$ 66,4 bilhões para R$ 36,9 bilhões. Os dados são do levantamento feito pelo TradeMap com valores no padrão contábil, sem ajustes extraordinários ou correção pela inflação.

 

Lula tem 41,7% e Bolsonaro, 37%, diz Paraná Pesquisas

Um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta 4ª feira (24.ago.2022) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41,7% das intenções de voto no 1º turno das eleições presidenciais de outubro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência, com 37%.

 

Prévia da inflação fica em -0,73% em agosto, menor taxa desde 1991

Influenciado pela queda nos preços dos combustíveis, em particular da gasolina e do etanol, e da energia elétrica, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em -0,73% em agosto, após variação de 0,13% em julho. Segundos os dados divulgados nesta quarta-feira (24/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a segunda vez vez em que o índice fica no campo negativo, sendo a menor taxa registrada desde o início da série histórica, iniciada em novembro de 1991.

 

 

Jurídico e Tributário

Usar marca do concorrente para link patrocinado é concorrência desleal, diz STJ

Configura concorrência desleal a prática de usar a marca de um concorrente como palavra-chave em link patrocinado para obter posição privilegiada em resultados de sites de busca, visando a direcionar os usuários para sua própria página.

 

  

Trabalhista e Previdenciário

 Trabalhador que foi constrangido após divulgação de vídeo particular em grupo de WhatsApp da empresa será indenizado

A Justiça do Trabalho condenou uma indústria de cal ao pagamento de indenização por danos morais a um trabalhador que foi desrespeitado após um vídeo particular, no qual ele aparece dançando durante um momento de lazer, ter sido publicado no grupo de mensagens da empresa. Segundo o profissional, depois da divulgação do vídeo, vários colegas debocharam dele no grupo com mensagens de conteúdo constrangedor, usando termos como: “veado”, “bicha” e “que morde a fronha”. A decisão é da juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Pedro Leopoldo, Juliana Campos Ferro Lage.

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade