Clipping Diário Nº 4201 – 5 de setembro de 2022

5 de setembro de 2022
Por: Vânia Rios

Mercado vê melhora da economia com queda da inflação e alta do PIB

A projeção do mercado financeiro melhorou as perspectivas econômicas para o Brasil. Entre as principais estimativas, estão a alta do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas pelo país, e a queda da inflação, que é o aumento geral de preços.

Nesta segunda-feira (5/9), o Banco Central divulgou um novo boletim Focus. O crescimento econômico, para este e o próximo ano, voltou a subir.

Leia a notícia completa

 

 

Febrac Alerta

Bolsonaro sanciona com vetos lei que altera auxílio-alimentação

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei 14.442/22, que dispõe sobre teletrabalho e muda regras para o auxílio-alimentação. O texto é originário da medida provisória 1.108/22, que foi agora convertida em lei. A sanção foi publicada no DOU desta segunda-feira, 5.

 

 

 

 

Nacional

Fusões e aquisições batem recorde no Brasil no 1º semestre, mostra estudo

Levantamento realizado pela PwC Brasil mostra que o número de Fusões e Aquisições (M&A, na sigla em inglês) bateu recorde no Brasil no primeiro semestre. Nos seis primeiros meses de 2022 foram 807 transações contra 706 negócios feitos em 2021 – ano em que houve recorde histórico de M&A, totalizando 1.659 transações.

 

Veja o cenário e os desafios que o próximo presidente vai enfrentar na economia

A corrida eleitoral deste ano à Presidência da República acontece após dois anos de pandemia da Covid e em meio à guerra na Ucrânia, fatores que contribuíram para a disparada da inflação.

 

Lula tem 42% ante 34% de Bolsonaro, diz pesquisa BTG/FSB

Pesquisa da FSB Comunicação para o banco BTG Pactual divulgada nesta 2ª feira (5.set.2022) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42% das intenções de voto no 1º turno das eleições presidenciais de outubro. O chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), tem 34%.

 

 

 

Jurídico e Tributário

STF retira de pauta modulação de efeitos do terço de férias

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, retirou do calendário de julgamentos os embargos de declaração opostos no âmbito do RE 1.072.485, no qual a Corte decidirá se a Receita Federal pode cobrar valores que deixaram de ser pagos, no passado, por aquelas empresas que não contabilizaram o terço de férias no cálculo da contribuição previdenciária patronal.

 

Conheça alteração na lei da contribuição social sobre lucro das pessoas jurídicas

Leia publicada nesta segunda (05/09), altera a Lei nº 7.689, de 15 de dezembro de 1988, que institui a contribuição social sobre o lucro das pessoas jurídicas.

 

 

 

Trabalhista e Previdenciário

Empregada chamada de “macaca” por colega de trabalho será indenizada

A 3ª turma do TRT da 18ª região reformou sentença para deferir indenização por danos morais à auxiliar de produção de uma confecção de roupas por injúria racial sofrida no ambiente de trabalho. O colegiado entendeu que ficou configurada a responsabilidade civil da empresa, devendo reparar moralmente a trabalhadora pelo menosprezo da sua honra e dignidade.

 

TRT-2 nega indenização a empregada gestante que recusou reintegração

A 3ª turma do TRT da 2ª região manteve sentença que negou indenização substitutiva de estabilidade à trabalhadora gestante. Ela foi dispensada do emprego, mas, em seguida, foi convocada a retornar e não atendeu à convocação da empresa, abrindo mão de ser reintegrada.

 

 

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade