Febrac: 38 anos em defesa dos serviços especializados no Brasil

8 de março de 2021
Por: Vânia Rios

A vida nos ensina que as adversidades são capazes de abrir caminhos ao aprendizado. Se encaradas serenamente, a obstinação em superá-las torna-se instrumentos para a evolução.

A história da Febrac, repleta de desafios que culminaram no fortalecimento e crescimento do segmento no país, confirma este pressuposto.

A luta pela sobrevivência do setor tornou-se alicerce e embrião da entidade que hoje o representa. Os desafios que se sucediam uniram as forças de todos em prol de um só objetivo: construir um mercado de trabalho onde a ética e a qualidade dominassem um cenário até então pervertido pela falta de lisura de alguns, a prejudicar os demais.

Após anos de muita luta da Febrac, em 2017, a atividade de Asseio e Conservação conquistou a tão sonhada regulamentação da atividade e o respeito que faz jus, conseguindo expurgar de seu meio significativa parcela dos que desonravam trajetórias embasadas no trabalho digno e eficiente.

Todas estas vitórias são conquistas de cada um que acreditou nos propósitos da Febrac, e em sua busca pela excelência profissional do setor. E que confiou nele como sua representante maior.

A Febrac foi uma construção conjunta e foram vários os caminhos que nosso setor trilhou em busca da excelência na prestação de serviços e várias as lutas que empreendeu para se fazer devidamente reconhecido, com base em seu trabalho sério e responsável.

Um outro marco importante na história da entidade ocorreu no dia 13 de agosto de 2020, com a publicação da alteração estatutária que ampliou a base de representação e foram incluídas 26 novas categorias:

1. a representação da categoria econômica com abrangência de serviços de limpeza, conservação, acrescentando a manutenção geral, de prédios de qualquer tipo, inclusive, de edifícios residenciais, escritórios, fábricas, armazéns, hospitais, prédios públicos e outros prédios que desenvolvam atividades comerciais e de serviços;
2. serviços de limpeza, conservação e manutenção de móveis, jardins;
3. serviços de limpeza urbana;
4. serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos;
5. serviços de preservação ambiental;
6. serviços de medições para expedições de contas de fornecimentos públicos de energia e água/esgotos e entregas;  
7. empresas de serviços terceirizados de portaria e vigia em geral, inclusive em condomínios e edifícios;
8. de faxineiros ou serventes;
9. de limpadores de caixas-d’água;
10. de trabalhadores braçais;
11. de agentes de campo;
12. de ascensoristas;
13. de copeiros;
14. de capineiros;
15. de dedetizadores;
16. de limpadores de vidros;
17. de manobristas;
18. de garagistas;
19. de reprografistas;
20. de operadores de carga;
21. de auxiliares de jardinagem;
22. de contínuos ou office-boys;
23. de faxineiros de limpeza técnica industrial e outras;
24. de recepcionistas ou atendentes;
25. de motoristas no caso dos veículos serem fornecidos pelo contratante;
26. de serviços temporários;
27. de serviços permanentes ou contínuos.

Com a alteração estatuária, a Febrac ganhou o destaque a que se faz jus. Somos uma grande federação nacional em termos de abrangência no País e representamos um segmento importantíssimo e essencial, principalmente no atual momento que estamos vivendo, no combate à pandemia da COVID-19.

Todas as vitórias alcançadas ao longo dessas quase quatro décadas são conquistas daqueles que acreditaram nos propósitos da Federação em sua busca pela excelência profissional do setor.

Temos orgulho de assinar essa história. Orgulhamo-nos na qualidade de atores e testemunhos das transformações que granjearam, para a Febrac, um papel pujante na representatividade sindical e na economia do país.

É uma honra comemorar os 38 anos da Febrac no exercício da presidência. Agradeço a todos que fizeram e fazem parte desta história. Com certeza, continuaremos trilhando um longo e profícuo caminho em defesa dos interesses do setor de limpeza e conservação no Brasil.

E ressalto que, a Febrac, somente chegou a esta data graças ao apoio de todos os diretores, Sindicatos filiados e empresários do setor, muitos dos quais estão aqui hoje e estão conosco desde a fundação.

Unidos em confiança, somos invencíveis. Unidos na correção de nossos rumos e em propósitos lícitos, desenhamos um mercado mais promissor. Trazemos no passado, no presente e no futuro um elenco de bons exemplos, como tijolos sólidos na construção de um mundo melhor.

Em nome de todos aqueles que passaram pela Febrac, em nome de todos os diretores desta atual diretoria, em nome dos colaboradores da primeira hora – independente de cargos ocupados ou não – rendo as minhas homenagens neste dia em que comemoramos o aniversário da nossa Febrac.

Renato Fortuna Campos
Presidente

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade