Publicação da Febrac traz uma radiografia do Setor de Serviços no Brasil

22 de dezembro de 2021
Por: Vânia Rios

Durante a última Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Brasília/DF no dia 14 de dezembro, o presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Renato Fortuna Campos, apresentou a cartilha “Uma radiografia econômica do Setor de Serviços” produzida pelo Comitê Gestor, em parceria com o economista Marcos Cintra.

A cartilha demonstra a relevância estratégica da atividade na economia brasileira, bem como os impactos que eventuais mudanças institucionais ou de política econômica, como a Reforma Tributária, poderão influenciar no funcionamento e competitividade do setor.

“Nossa maior preocupação em relação à reforma é o aumento da carga tributária. O setor de serviços não suportará essa elevação que, caso aconteça, poderá causar muito desemprego. A relação é direta: o aumento dos tributos levará a uma elevação dos custos, o que deverá refletir na redução significativa da contratação de serviços e, consequentemente, deverá acarretar em demissões no setor”, enfatizou Renato Fortuna Campos.

Em seguida, Marcos Cintra ressaltou a importância do amplo debate com todo o setor produtivo para a construção de uma Reforma Tributária Responsável e justa pata todos.

“A Reforma Tributária consiste em mudança estrutural e como tal afeta o desempenho e a viabilidade dos negócios. É um processo que tende a redistribuir o ônus tributário entre setores da produção, a exigir cuidado, prudência e experiência. Por seu peso e importância, não pode ser objeto de experimentalismo como se observa, por exemplo, nas atuais discussões da reforma tributária, e exige estudos de impacto detalhados antes de eventual implementação”, explicou o economista.

A cartilha “Uma radiografia econômica do Setor de Serviços” está disponível no site da Febrac.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Febrac

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade