Renato Fortuna fala sobre as ações da Febrac para minimizar os impactos da pandemia sobre o setor

19 de agosto de 2021
Por: Vânia Rios

O presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Renato Fortuna Campos, participou ontem (18/8) do painel “Gestão da crise na COVID-19” do 28º Congresso Internacional Do Mercado Profissional de Limpeza – Higicon Digital.

O painel contou também com a participação do presidente da Abralimp, David J Drake; do presidente da Cebrasse, João Batista Diniz Junior; e o Coordenador da Comunicação do Siemaco/SP Fabio Busian.

O presidente Renato explanou sobre as ações estratégicas da Febrac para minimizar os impactos da pandemia sobre as empresas do setor.

“Desde o início da pandemia, a Febrac iniciou tratativas com o Governo e participou ativamente de reuniões nos Ministérios e demais órgãos em defesa dos interesses do setor e também para assegurar a manutenção do setor produtivo em geral. E obtivemos várias vitórias, como por exemplo, o acesso para as empresas de limpeza ao PERSE – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Portaria nº 7163/2021) e que possibilitou as empresas que estão na categoria econômica da Febrac sob o CNAE 8111-7 (Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais) pudessem ter acesso ao PERSE.

O PERSE e o Programa de Garantia aos Setores Críticos (PGSC) cria dois grandes programas: a renegociação de dívidas tributárias e não tributárias, incluídas aquelas para com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Programa de Garantia aos Setores Críticos operacionalizado por meio do Fundo Garantidor para Investimentos (PGSC-FGI).

O presidente da Febrac falou também sobre a campanha “Somos Essenciais”, promovida para destacar a essencialidade do setor de limpeza.

“Os empregados das empresas de serviços especializados têm desempenhado um papel de importância social, na medida em que o seu trabalho tem sido essencial para que várias outras áreas importantes para a sociedade, como a da saúde por exemplo, possam funcionar com toda segurança e sem comprometer o atendimento dos usuários. Ou seja, estão garantindo as condições necessárias ao funcionamento de outros setores e oferecem consultoria e diagnóstico do perfil das empresas para a sugestão de planos de higienização, produtos e equipamentos ideais para cada empreendimento”, explicou Renato.

A campanha teve a duração de um mês e ocorreu no período de outubro a novembro de 2020, com publicações diárias nas mídias sociais e transmitida por nove dias na CNN, no intervalo do maior telejornal da emissora e um dos principais do país, conseguimos impactar 133 mil pessoas e ocorreu durante a cobertura da eleição do presidente norte-americano que foi marcada pelo aumento da audiência no Jornal da CNN neste período.

Já nas mídias sociais, além de majorar o número de seguidores e assinantes das páginas e do canal da Febrac, a campanha impactou mais de 2,2 milhões de pessoas.

“Tivemos um resultado extremamente positivo com a campanha. Conseguimos dar voz a esses importantes profissionais e conseguimos ampliar a visibilidade de um setor que até então vivia no ostracismo social, sem o devido valor. Tenho certeza que nossa campanha desnudou um véu que cobria o trabalho de tantos brasileiros”, finalizou o presidente da Febrac.

Promovida pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), em formato conjunto com o Congresso Abrafac, o Congresso Higicon é um espaço de networking com os profissionais do setor, visando ressaltar a importância da limpeza profissional para a perenidade da saúde humana, a sustentabilidade, bem como, tratar os desafios impostos pela pandemia, as últimas tecnologias e inovações, a indústria 4.0, dentre outros assuntos.

Higiexpo
A Febrac tem stand virtual na maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, a 27ª Higiexpo, promovida pela Abralimp, no período de 17 a 25 de agosto, em uma plataforma online, inovadora e interativa, em que os expositores apresentam as melhores soluções e inovações da limpeza profissional.

São mais de 95 expositores, distribuídos entre todos os segmentos da limpeza, os principais players e empresas prestadoras de serviços, fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios, descartáveis e produtos químicos, que consolidam a Higiexpo 2021 como a principal vitrine do setor.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Febrac

Leia mais
© Febrac 2024 - Todos os direitos reservados
Políticas de privacidade